top of page

Soluções para imóveis compactos, como decorar sem medo

Atualizado: 27 de set. de 2021

Apartamentos com menos de 60m² são considerados pequenos para um casal ou uma pequena família, sendo um desafio para os moradores deixarem com sua cara, aproveitar os espaços para deixa-los organizados.

Hoje vou dar dicas de como otimizar estes espaços, com soluções de decoração para que ambientes pequenos não sejam uma barreira para uma decoração de impacto, lembrando que o principal objetivo é que o espaço traga bem estar físico e emocional. Mais do que truques, a decoração de apartamentos pequenos é preciso boas ideias e soluções efetivas de organização, não tenha medo de usar a criatividade.

A integração das áreas sociais é fundamental para fazer os espaços renderem como integrar salas e cozinhas, onde transmitem a sensação de espaços maiores. O equilíbrio das cores misturando tons suaves ou neutras com tons quentes deixa o ambiente aconchegante. Dar função a cada metro quadrado, com armários para acomodar seus objetos pessoais, nichos, prateleiras, móveis multifuncionais são algumas dicas.

Por exemplo no projeto a seguir, um apartamento de 45 metros quadrados, onde o desafio era com que os ambientes ficassem espaçosos e super confortáveis. O segredo está na otimização com móveis compactos e multifuncionais e na integração perfeita dos ambientes integrando, porém diferenciando cozinha, sala de jantar e estar, com uma circulação livre e prática.

Apesar de se tratar de um imóvel mais enxuto, é possível sim ter um apartamento pequeno decorado, aqui vão 6 dicas gerais para decorar.


1- Planejamento, atente-se para os seguintes pontos:


  • Tire as medidas do apartamento para aproveita-lo ao máximo;

  • Pense em circulação aberta para passagem de no mínimo 1,20 metro

  • Garanta uma distância de pelo menos 60 centímetros entre os móveis

  • Se possível desenhe uma planta para ter uma breve visualização do espaço

  • Após seguir estas primeiras recomendações técnicas, você já pode começar a pensar na decoração.

2- Aproveite cada centímetro, pensem em móveis compactos e que armazenem tudo, seja feito com móveis planejados, sob medida ou garimpados. Como no projeto de exemplo a baixo, todo os móveis desta são garimpados em lojas de home center.


A utilização de móveis multiuso também são muito úteis para aproveitar o espaço, como cama box com baú, puffs com baú, para os pequenos beliches com escrivaninha embutida. Um ambiente desorganizado, com coisas espalhadas, passa a impressão de ser menor do que realmente é – e isso deve ser evitado ao máximo em uma decoração de apartamento com poucos metros quadrados.


3- Usar espelhos é um grande truque para dar leveza, suavidade em um ambiente, além de transmitir a sensação de espaço. Uma dica é posiciona-lo próximos ou frente a janelas ou varandas ajudando na entrada da iluminação natural.


4- Para salas de tv use sofás de no máximo 2 lugares e banquinhos ou puffs como mesinhas de laterais que possam ser utilizadas como apoio para quando receber convidados.


5- Não podemos esquecer das plantas, trazem vida ao espaço, aproveite cada espaço que sobra para colocar um vasinho, pendurar na parede com ganchos ou no teto.


6- Se você tem pets pense nos espaços para eles também, como por exemplo no projeto abaixo, utilizamos prateleiras, debaixo das cadeiras e a varanda para espaço para a gatinha dela.

Agora esta na hora de colocar em prática, use a criatividade, pesquise qual estilo mais combina com você e sua família, coloquem peças de decor que remetam lembranças boas e fiquem atentos sempre as medidas.

60 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page