top of page

Entrevista com Celsil Decor: Tapeçaria artesanal para a valorização do seu ambiente.

Atualizado: 14 de set. de 2021

É comum em projetos de arquitetura de interiores que cadeiras, poltronas, sofás, camas e cabeceiras sejam projetados especialmente para cada ambiente, tal como o tecido definido para estes mobiliários e para este projeto ser realizado com sucesso e de alta qualidade é necessário de uma empresa especializada no ramo.

Dando continuidade a série de entrevista que estamos realizando com os profissionais parceiros do setor de arquitetura, decoração e engenharia, nos reunimos com O Carlos Camargo, da Celsil Decorações para falar da relevância da tapeçaria na arquitetura de interiores. Para você está construindo ou reformando, esse conteúdo pode te ajudar!



Você sabia que o sofá passou a ser um objeto acessível e ter um espaço próprio nas salas, quartos, jardins, somente após a revolução industrial? Isto mesmo, até então ele era considerado um objeto de luxo.

Hoje ele é considerado um dos móveis preferidos da casa, onde desfrutamos para descansar, assistir televisão, receber a família e os amigos.

No próximo tópico, explicaremos a função do trabalho artesanal para a fabricação de um estofado personalizado e lógico que algumas dicas para vocês também.

Que tipo de serviço executa uma tapeçaria artesanal de estofados?


A tapeçaria artesanal é um conjunto de técnicas manuais dedicada a confecção e remodelação ou renovação de sofás, poltronas, cabeceiras, e até mesmo cadeiras e camas estofadas. Ou seja, é a fabricação de estofados com alta qualidade e personalização conforme os desejos e necessidades de cada cliente como defende Carlos, Arquiteto gerente da loja e tapeçaria Celsil.

O mesmo ainda reforça para o atendimento individualizado e a busca concretizar o sonho do cliente, proporcionando conforto e funcionalidade aos ambientes. Sendo assim um dos principais fatores que levam as pessoas a procurarem por esses profissionais.

Ressaltamos também que a tapeçaria artesanal é essencial para uma fabricação sustentável, gerando menor resíduos ao ambiente, favorecendo o consumo consciente.


Agora, entendemos quais os papéis de uma tapeçaria artesanal de estofados. Portanto, é hora de irmos para o próximo tópico deste texto: materiais, como escolher?


O sofá é uma das maiores peças na composição do ambiente, portanto é uma peça coringa! Lembre-se que ele irá suportar o seu peso, é preciso ter uma boa estrutura, espumas e tecidos de qualidade, para que seu móvel tenha uma vida útil prolongada.

Na hora da escolha do estofado é de extrema importância ficar atento a inúmeros fatores, como a medida do local para não comprometer a circulação, seu gosto pessoal, se o tecido escolhido esquenta ou amassa, se há crianças pequenas ou pets em sua família, ou este estofado será colocado na área externa recendo ação do tempo como sol e chuva.

Carlos explica que estes fatores merecem muita atenção e cuidado na escolha dos acabamentos, explicando o tipo ideal de tecido para cada fator mencionado acima, como por exemplo:

Se você não gosta de que o sofá tenha aspecto de tecido amassado evite as fibras naturais como o algodão ou linho, que apesar de serem nobres, elas podem ceder e costumam amassar mais, portanto se você quer o seu sofá sem amassados procure os tecidos a base de poliéster.

Em casas com crianças e pets, os tecidos impermeáveis são capazes de garantir durabilidade ao estofado, principalmente na questão de limpeza. E um dos diferenciais são os tecidos com a tecnologia easy clean, que facilitam a manutenção. Uma dica super importante que Carlos Ressalta é que para quem tem gatos e sabe como eles gostam de afiar as unhas nas laterais do sofá, a dica é escolher os veludos, principalmente os suedes, eles diminuem e muito a probabilidade do bichano destruir o seu estofado novinho e que a principio todos os tecidos podem ser impermeabilizados, e que a própria tapeçaria oferece este serviço.

Já para as áreas externas, o mercado atual ampliou os modelos de tecidos, com opções de tramas e tecidos náuticos com proteção hidro-repelente específicos para áreas que poderão sofrer intempéries, como sol, chuva e vento. Carlos também sugere aos nossos clientes abrigá-los sob uma área coberta, ou caso não seja possível recolhê-los após o uso, visando garantir uma maior vida útil do estofado.

E se seu ambiente recebe raios de sol ou é muito quente, tecidos como couro natural ou sintéticos esquentam, deixando seu estofado desconfortável.
E importante ressaltar é sempre importante buscar sofás que utilizam espuma de alta densidade nos assentos, como as de densidade 33 (D33).

Use a tapeçaria a seu favor!


Um serviço também muito contratado nas tapeçarias artesanais é a renovação ou remodelação de estofados em geral, onde o móvel ganha uma sobrevida, com a troca do tecido, da espuma e recebendo uma revisão detalhada de toda a estrutura. Assim garantindo a recuperação do conforto e a renovação da peça.
Importante dizer que os estofados da Celsil, devido à qualidade superior, eles permitem que sejam reformados ao longo dos anos, o que representa uma economia financeira e menor poluição ao meio ambiente, o que favorece um consumo consciente.

Loja e Tapeçaria Celsil Decor


A Celsil Decor tem suas raízes no trabalho artesanal e com foco na qualidade da mão-de-obra e da matéria prima. Esse cuidado surgiu de uma oficina na cidade de Porto Feliz, interior de São Paulo, no início dos anos 1970.
Os dois irmãos Silvio e Celso, que já conheciam o ofício de tapeceiro, começaram a consertar bancos de caminhões. A partir daí, não demorou muito para começarem a reformar sofás, poltronas e pufes. E, em pouco tempo, começaram a fabricar os próprios estofados. Eles foram os pioneiros na cidade de Porto Feliz, e mantiveram os processos de produção totalmente artesanal e com a matéria prima selecionada.
Além da fabricação e reforma de estofados, a Celsil Decor tem um portfólio de móveis para a casa toda, com peças diferenciadas e assinadas pelos grandes nomes do Design brasileiro a pronta entrega e sob medida.
Conheçam o trabalho incrível deles através do site

Aproveite também para sugerir um tema para o nosso próximo artigo e não deixe acompanhar as nossas redes sociais (Instagram, Facebook eYouTube).


Abaixo alguns de nossos projetos que a Celsil Decor executou



bottom of page