top of page

Casas e apartamentos compactos, é para você?

Com os novos padrões socioculturais, o avanço do mercado imobiliário, e as inúmeras possibilidades de crédito disponíveis, criou-se uma facilidade para obter a casa própria. Para atender a alta demanda, as incorporadoras criaram como uma nova tendência casas e apartamentos compactos, atendendo tanto a este novo perfil de consumidor, quanto ao quantitativo de lançamentos.

Entende-se como espaços compactos casas e apartamentos de até 20 á 60m² e sua principal vantagem é a economia. E vale ressaltar também que imóveis compactos são diferente de flats e quitinetes e as casas não necessariamente estão em condomínios fechados.

Quem esta impulsionando este mercado?


Para ter uma ideia os imóveis compactos correspondem a 60% dos lançamentos a praticidade destes imóveis, atraem principalmente perfis específicos de compradores ou inquilinos como: Solteiros, divorciados, casais sem ou com até 1 filho, pessoas que buscam espaços menores e com baixa manutenção.

Agora que entendemos o que é uma casa e apartamento compacto, vem aquela questão:

Vale a pena investir?


Práticos, modernos e com ótima infraestrutura, oferecem conforto e praticidade, tornando estes empreendimentos valorizados e também uma boa alternativa de investimento, tanto para morar, quanto para alugar.

Além de ambientes reduzidos, os empreendimentos que oferecem esses projetos arquitetônicos focam em espaços de serviço e lazer compartilhados, poder ir trabalhar ou até mesmo viajar deixando a casa vazia sem se preocupar com a segurança. Estes pequenos detalhes garantem tranquilidade e paz na rotina de seu morador.

Além disso, os imóveis compactos possuem as melhores facilidades de crédito dentro do mercado imobiliário, principalmente em programas do governo. Outro benefício é a liquidez desses imóveis, ou seja, eles são vendidos ou alugados mais rapidamente do que casas e apartamentos tradicionais.


Decidi investir em um imóvel compacto, como solucionar a falta de espaço e viver de forma organizada?


Se você decidiu por construir uma casa compacta ou ao comprar um imóvel em um empreendimento pronto, observar alguns fatores importantes que ajudaram na qualidade de vida no local como:

O conceito aberto porque é uma ótima opção para quem deseja obter amplitude em pequenos espaços, na maioria dos imóveis a sala e a cozinha são integradas justamente nesse conceito de deixar o ambiente maior, funcional e organizado.

A entrada da iluminação natural, que além de evitar ambientes muito frios, umidade, ajuda na iluminação diurna.

Já para otimizar os espaços, os tornando funcionais, invista na marcenaria, pois é possível desenvolver um móvel sob medida o qual irá atender todas as necessidades dos moradores de modo que irá otimizar todo o espaço do cômodo.
Solução bem interessante na utilização da marcenaria são as estantes vazadas, e as portas mimetizadas de abertura total, onde você pode te dar privacidade e utilizá-los, como parte da decoração, sem ocupar muito espaço.

Não deixe de pensar na tecnologia, ela está ao seu favor para aproveitar totalmente os espaços com modernidade e inovação

Nossa última e a mais importante dica: Contrate um arquiteto e design de interiores para a execução de um projeto que atenda as suas necessidades e para que todos os espaços do imóvel sejam bem utilizados e com sua personalidade.


Interessante também ler:




bottom of page