top of page

Entrevista com Sophistiqué Acabamentos: Revestindo a casa com qualidade.

Na arquitetura de interiores, as escolhas dos revestimentos são o ponto de partida do projeto, pois eles influenciam na estética do ambiente, no conforto e muitos outros fatores técnicos que devem ser levados em consideração. Hoje daremos continuidade a série de entrevista que estamos realizando com os profissionais parceiros do setor de arquitetura, decoração e engenharia.

Para falarmos sobre este assunto tão importante para nossas casas nos reunimos com a Renata Kumakawa, CEO da Loja Sophistiqué Acabamentos Finos, que nos passa informações de relevância sobre o processo de escolha de revestimentos e acabamentos. Se você está construindo ou reformando, acompanha o post pois esse conteúdo pode te ajudar!



Quando o assunto é revestimento, a primeira coisa que vem em mente são os porcelanatos, pois nada se compara a sua versatilidade e ao custo beneficio, sendo considerado um dos produtos mais utilizados na arquitetura contemporânea.

E você sabia que ele surgiu por volta de 1980, na Europa, quando ceramistas transformaram a maneira de produzir revestimentos, porém ele chegou ao Brasil somente nos anos 90, e o que contribuiu sua valorização foi devido ao seu processo de produção ecologicamente correto.

Porém os acabamentos, não se limita aos revestimentos, eles são todos os materiais que aplicamos após o levantamento da alvenaria, é nesta fase da obra ou reforma que definimos, os ralo, os pisos, as bancadas de marmoraria, louças sanitárias, metais, pintura, dentre outros. E estão presentes no nosso dia a dia em diversos ambientes e construção, sejam em função interna ou externa, com caráter funcional ou estético.

Agora que entendemos o que são os acabamentos, vem aquela pergunta:

Como definir todos os acabamentos da casa sem rolar aquele stress?


A escolha dos acabamentos geralmente é a fase mais desejada da obra, onde o ambiente começa a tomar forma e a obra ou reforma já entra praticamente em fase final. São eles que começam a ditar a beleza do espaço e ficarão expostos para observação de todos, fazendo composição a personalidade dos ambientes.

Neste momento é importante a consultoria de um vendedor especializado para passar as informações corretas sobre os diversos tipos de revestimentos existentes, além de conhecer as tendências do mercado, saber ouvir as necessidades do cliente e indicar qual o melhor produto a ser utilizado em cada ambiente, defende Renata, CEO da loja Sophistiqué.

Renata nos conta, que sua loja traz este atendimento personalizado, para que o cliente consiga alinhar seu gosto pessoal com a expectativa de investimento, além da orientação para a escolha do revestimento ideal, pois sua escolha é especifica e precisa ser levado em conta vários fatores como sua instalação correta, qualidade do produto e o acabamento ideal para cada tipo de situação para que seus clientes não tenham problemas futuros com suas escolhas.


Lojas Boutiques X Home Centers: Qual a diferença?


Quando começamos a pesquisar sobre acabamentos e revestimentos descobrimos os home centers e as boutiques, e surge com frequência a dúvida entre o público, de qual a diferença e por qual optar.

Ao pensarmos nos home centers lembramos de grandes lojas como Leroy Merlin e Telha Norte, onde encontramos vários segmentos para a construção de uma casa, desde o inicio até a decoração.

Já as boutiques são especialistas no segmento de revestimentos e acabamentos, o que já é um grande diferencial a ser considerado. Nas Boutiques como a loja Sophistique você também encontra um atendimento personalizado, e as linhas de produtos são especificas para este segmento, geralmente linhas exclusivas e assinadas por arquitetos e designer das principais marcas como Portinari, Ceusa, Villagres para revestimentos e porcelantos, metais como Deca, Docol e Fani, Papeis de parede da JVN e Ralos Ocultos da marca Ralo Linear.

Renata ressalta que se o cliente quer conhecer detalhes do produto e suas indicações é recomendado que ele vá a uma Boutique pois nela é possível encontrar um atendimento personalizado com consultores que irão tirar todas as dúvidas e saberão indicar o melhor produto com o custo benefício mais indicado para sua obra.

Agora, que entendemos a diferença de cada um dos segmentos é hora de irmos para o próximo tópico deste texto: Como escolher?


Anualmente, o mercado da construção civil inova com avanços tecnológicos, criando inúmeras novidades no mercado de acabamentos, e com isto ditando novas tendências na arquitetura e design.

Além da estética alguns fatores precisam ser levados em consideração na hora de ir as compras, como a metragem do local, seu gosto pessoal, se o acabamento escolhido não gera nenhum fator de risco, o local de sua aplicação, se há crianças pequenas ou pets em sua família, ou será aplicado na área externa recendo ação do tempo como sol e chuva e principalmente o prazo que estão bem longos devido a grande demanda que surgiu com a pandemia.

Renata explica que nesse processo de compra do cliente sempre é feita a indicação correta para alinhar o gosto pessoal, com segurança e a expectativa de investimento, explicando o tipo ideal de acabamentos de porcelanatos para cada fator mencionado acima, como por exemplo:

Locais onde terão contatos com a água indicamos porcelanatos que tenham um maior coeficiente de atrito para não ficar liso como os acetinados e caso você queira brilho, os polidos podem ir nas paredes. No mercado atual a maioria dos fabricantes já preveem esta composição e lançam o mesmo produto com acabamentos polidos, acetinados

Para áreas externas os revestimentos de acabamento natural é o ideal para evitar o risco de queda, porém alguns modelos são bem rústicos e podem grudar sujeira.

Já para ambientes internos em geral você pode optar tanto pelos porcelanatos polidos, acetinados, pisos laminados e vinílicos de acordo com o gosto do cliente e seu investimento.

Ela ressalta os acabamentos naturais como os revestimentos marmorizados, amadeirados e cimenticios, são acabamentos atemporais, que independente da época não cai na mesmice, e não enjoam ao decorrer do tempo, sendo as principais escolhas dos últimos anos.

Ela também deixa uma dica muito importante que deve ser levada em conta, contratar a mão de obra especializada para a instalação dos revestimentos, se você deseja atender as suas expectativas com a estética do ambiente é fundamental que a instalação seja realizada com qualidade.

Loja Sophistiqué Acabamentos Finos


A Loja Sophistiqué Acabamentos Finos tem foco no atendimento personalizado, especializado em acabamentos finos e de alta qualidade e com suporte ao cliente. Foi inaugurada em 2015, na cidade de Tietê interior de São Paulo.
Além das peças diferenciadas, a loja Sophitique tem um portfólio completo de acabamentos para construção.
Conheçam o trabalho incrível deles através do instagram

Aproveite também para sugerir um tema para o nosso próximo artigo e não deixe acompanhar as nossas redes sociais (Instagram, Facebook e Youtube).


Abaixo alguns de nossos projetos com revestimentos da Sophistiqué Acabamentos Finos.












bottom of page