top of page

• Seu lar reflete no seu humor e saúde • Mindfulness saiba como incluir conceitos de decoração

Atualizado: 8 de ago. de 2022

O seu ambiente é uma extensão da sua mente e comprovadamente tem efeitos diretos no seu humor e produtividade, o seu espaço pode criar ou reduzir o estresse, o que afeta não apenas sua saúde emocional, mas também física, incluindo sua longevidade.

Mindfulness é um conceito que busca desenvolver a capacidade de ter atenção plena ao estado presente, e o desejo de aplica-lo na decoração vem cada vez aumentando, sendo um sintoma da necessidade de desintoxicação e desaceleração do dia a dia.

A urgência contemporânea vem se refletindo em nossos lares. Hoje à busca por residências esteticamente mais leve, com muito verde, conectada a natureza e são as mais pedidas em meu escritório.


Casas que carregam pedaços da história dos moradores e de seus antepassados. Espaços que refletem valores e acolhem, fazem parte do Mindfulness.

  Foto: ALB  Interiores l Quarto da Malu
Foto: ALB Interiores l Quarto da Malu

O principal conceito do Mindfulness para a arquitetura de interiores é trazer o bem estar físico e mental do ambiente, deixando a mostra objetos e móveis que tragam boas lembranças e inspiram, mantendo só aquilo que faz bem. Segundo conceito é um layout para que cada morador desempenhe suas tarefas diárias com organização e com o intuito de trazer a conexão e a união dos moradores. Terceiro trazer vida a casa com plantas, que além de purificar o ar, traz benefícios a saúde física. Quarto conceito é deixar a iluminação natural entrar ao ambiente, tanto dia, quanto noite e utilizar da iluminação artificial para potencializar os efeitos da luz natural. Por exemplo estudos revelam que espaços bem iluminados, natural ou artificialmente, podem melhorar a depressão e a ansiedade. Quinto e último são as texturas e aromas que tragam conforto como tapetes, almofadas, mantas e aromatizantes com cheiros de natureza.


Nós arquitetos e designers possuímos um papel fundamental para trazer todo este equilíbrio ao lar, ao desenvolver o projeto devemos pensar em nos dormitórios e banheiros como um espaço reservado para a conexão pessoal e relaxar, com móveis menos robusto, que muitas vezes podem diminuir e poluir o ambiente. Salas e cozinhas confortáveis, aconchegantes e acolhedoras para receber e conectar toda a família. E um espaço reservado para uma poltrona confortável, com fotos de viagem e lembranças de família. 

Um bom projeto seguindo o conceito me Mindfulness pode fazer mais do que simplesmente melhorar o seu humor – pode realmente melhorar seu sistema imunológico e sua saúde física.

O nosso ambiente é o nosso abrigo e tem que nos trazer identificação, paz, remeter à nossa memória afetiva, despertar bons sentimentos.

Pra finalizar, devemos explorar todos os sentidos da melhor forma para transformar nossa casa em um verdadeiro refúgio da vida estressante e . Seja um membro do Blog e comenta aqui em baixo se você também não conhecia o tema e se gostou no Post. Até a próxima!









57 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page