top of page

Dica para uma reforma de sucesso • Projeto de Marcenaria e acabamentos

Atualizado: 13 de ago. de 2019

Bem vindos a mais um post do #reformasdesucesso! Seguindo a votação lá no instagram, hoje vamos falar da marcenaria. Sim! ela é importantíssima e pode resumir toda funcionalidade do espaço.


A entrega do projeto executivo (no escritório chamamos do manual do cliente) inclui todos os desenhos técnicos para execução completa da obra, além de cadernos de marcenaria, marmoraria e serralheira. Desses serviços, a marcenaria requer uma atenção maior, pois em sua execução envolve eletrodomésticos, pontos de hidráulica, revestimentos, sistemas de instalação e a mais importante a posição do layout que vai trazer a melhor circulação do ambiente .

O cliente quer saber detalhadamente onde poderá guardar cada coisa que possui. Por isso, já preparamos o levantamento de todos estes itens, em projeto para que a marcenaria fique realmente personalizada e se há alguma peça em especial que precisa ser guardada.

Marco uma reunião só para discutirmos a marcenaria e revisão de detalhes e medidas antes de produzir, para que qualquer duvida que surja sobre as dimensões de tal gaveta, prateleiras, enfim... já possa ser sanadas na hora.

Nesta hora apresentamos todos os desenhos técnicos como abaixo onde especifico todos os detalhes tanto externos, quanto interno do móvel, desde medidas, tipos de acabamento ( que pode variar de MDF texturizados, MDF revestido com laminas naturais, ou com pinturas de laca fosca ou brilhante ) e puxadores que existem diversas opções no mercado e para fabricarmos com a própria madeira ) .

Os acabamentos a serem especificados são extremamente importantes, pois eles além de todo o detalhe de fabricação, eles que ditam o orçamento do móvel . Vou falar um pouco sobre eles, mas farei uma postagem especifica para cada acabamento.

Os acabamentos em MDF texturizados ( que são os mais conhecidos no mercado ) são os mais em conta, pois seus acabamentos são padrões e de alta produção no mercado, mas também variam os preços com as texturas lisas e amadeiradas. O MDF revestido em lâminas naturais, são acabamentos de alto padrão e únicos, pois eles são lâminas de madeira mesmo, onde coladas ao mdf ou compensado e pode receber diversos tipos de tratamento, como deixar fosca ou brilhante.

Sabe aqueles projetos com móveis e armários coloridos? ( Como a cor verde do puxador aqui do projeto AP35 A e na prateleira ) é uma pintura conhecida como laca. A laca é uma tinta automotiva de alta durabilidade, geralmente aplicada em móveis de MDF, encontramos diversas opções de cores (Muitas mesmooo!!), a pintura pode ter acabamento brilhante ou fosco.

A Laca fosca é mais resistente e também mais barata. A laca brilhante jé possui o custa mais elevado, e além disso é mais delicada, porém como a lamina natural é um acabamento de alto padrão.

Uma dica para que o valor final do projeto sempre fique ao alcance do cliente, muitas vezes utilizamos acabamentos especiais apenas na parte externa no móvel, deixando o interno das gavetas e armários em MDF branco.

Foto: ALB Interiores l Projeto técnico l Apto 35 A


Aqui no projeto do AP35 A utilizei os acabamentos em laca branca fosca e laca verde brilhante, mdf texturizado amadeirado, serralheria em cobre e todos os puxadores em cava.


Só para enfatizar: Mesmo que a marcenaria seja um gabinete super pequeno do lavabo, todos estes detalhes são passados, pois se não forem bem resolvidos podem incomodar e atrapalhar a organização do dia a dia ou até mesmo ultrapassar o valor final de investimento do cliente.



41 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page