top of page

Dica para uma reforma de sucesso!! Cooktop é para você?

Atualizado: 27 de jul. de 2021

Bem-vindos a mais um post do #reformasdesucesso!

Casa NF - Cozinha compacta
Casa NF - Cozinha compacta

O post de hoje é sobre os tipos de cooktops e quais as suas diferenças.

Com a tecnologia cada vez mais avançada, nossos clientes estão sempre em busca por modernidade nos ambientes, na hora da escolha do fogão a primeira opção é o cooktop, por ser prático e ter um visual único.

Atualmente, existem três opções de cooktops: a gás, elétrico ou por indução e seus acabamentos podem variar em vitrocerâmico, vidro e inox.


Cooktop a gás

Esse tipo de cooktop comparado aos outros modelos conta com um visual mais robusto por conta das bocas e chamas que ficam aparentes e necessita da instalação para a entrada de gás.

As opções de acabamentos para este modelo são inox ou vidro temperado, a maioria dos modelos são bem compactos e existem diversas opções da disposição dos queimadores, que pode ser de uma até cinco bocas. Uma dica importante se você adquirir o modelo com vidro temperado: cuidado com as panelas de barro. Essas panelas acumulam muito calor enquanto estão sendo usadas e podem ocasionar rachaduras no vidro, algumas marcas já possuem sistema de segurança para evitar que isso aconteça, então sempre recomendamos a ficarem de olho na hora da compra do seu produto. Sendo o modelo que mais especificado em nossos projetos, pelo fato de não exigir somente da rede elétrica para seu funcionamento.


Cooktop por indução

O cooktop por indução tem seu funcionamento através da eletricidade, porém, não precisa de tomadas, a sua instalação deve ser feita por um profissional que irá ligar o aparelho direto na rede elétrica da casa.

Sofisticado, moderno e seguro. Ele gera o calor por ondas eletromagnéticas que saem de uma corrente elétrica gerada por uma bobina de cobre que fica dentro dele, ou seja, as panelas que funcionam nesse fogão são somente as que tem o fundo plano e magnético.

Além de ter um design clean e a praticidade na limpeza, ele conta com um sistema de segurança de alta tecnologia, assim que a boca é desligada já acontece o seu resfriamento, o que pode evitar queimaduras.

Mais uma vantagem desse modelo é o seu aquecimento concentrado, como o cooktop só acende com o recipiente sobre ele, o calor é direcionado para o seu interior, com isto o preparo do alimento é muito mais rápido, pois não há perda de calor entre as chamas como acontece nos fogões a gás.

Também um dos modelo mais especificado em nossos projetos, pelas suas diversas vantagens.


Cooktop elétrico

Como seu próprio nome já diz, seu funcionamento é elétrico, sem a necessidade do gás.

Esse modelo é geralmente encontrado no vidro temperado ou na placa vitrocerâmica, seu funcionamento é gerado através das diferentes resistências elétricas que ficam embaixo de cada boca, ou seja, quando acionada elas esquentam, passam o calor para o vidro, esquentando a panela para possibilitar o cozimento.

Como os queimadores não são visíveis, é preciso ter muito cuidado para não se queimar, esse modelo não mostra as chamas, mas a superfície esquenta e pode causar queimaduras na pele, por isso, esse tipo de cooktop pode ser encontrado com indicadores térmicos como medida de segurança.

Também devemos ter atenção com as panelas a serem utilizadas, para funcionar no modelo elétrico, as panelas devem ter um fundo plano e reforçado, de preferência as de ferro ou aço. Aqui no escritório damos a preferência em especificar o cooktop de indução no lugar do elétrico, pelo fator de segurança. Atenção: Ao definir o seu modelo de cooktop sempre ficar atento as especificações para o nicho, suas medidas precisam estar corretas para sua instalação.

Agora que você conhece os modelos de cooktops e suas principais diferenças, já dá para definir qual será a melhor opção para a sua cozinha. Deixe aqui nos comentários qual deles é o ideal para o seu projeto!


Posts recentes

Ver tudo
bottom of page