Dica para uma reforma de sucesso!! Cubas e metais para cozinha

Bem-vindos a mais um post do #reformasdesucesso!

A escolha das louças e metais tem um grande impacto no projeto, é importante escolher acabamentos e design de preferência da mesma linha ou que tenham composição com os outros acessórios utilizados na cozinha, como o dosador de detergente, lixeira de embutir e porta toalha. Então vamos conhecer um pouco mais das variedades que temos no mercado de torneiras e cubas.

Na época da Antiguidade quando o Império Romano começou o saneamento básico com o desejo de proporcionar água as edificações, eles nem imaginariam que os canos de chumbo que eram utilizados como torneiras se tornariam nos dias de hoje algo tão elegante e de uma tecnologia tão avançada.

Hoje as torneiras contam com várias funcionalidades e sua estética pode ser minimalista ou mais sofisticada, vamos analisar qual é a melhor opção para você.

Torneira gourmet monocomando
Torneira gourmet convencional e cuba retangular

Torneira convencional

Essa é a clássica torneira que funciona com a temperatura ambiente, se estiver frio a água irá sair fria, num dia de muito calor ela irá sair quente. Nesse modelo existe somente um registro torneira mais comum é possível encontrá-la com design e formas diferentes.

Geralmente a torneira convencional é a mais escolhida devido ao seu custo beneficio ou quando se tem uma pequena reforma onde não tem a possibilidade de instalar uma rede elétrica como no projeto abaixo no Apartamento 85, onde todas as paredes são estruturais e não havia possibilidade de adicionar novas tomadas



Torneira multitemperatura

Esse modelo é próximo ao convencional, a sua diferença é que ela vem com uma resistência que possibilita que você aqueça a água da pia, proporcionando um maior conforto nos dias frios. Mas atenção, essa torneira é elétrica, mas não é ligada na tomada, deve ser instalada por um profissional que irá conectá-la diretamente na fiação elétrica da residência. Esses modelos costumam ter uma aparência mais robusta e acaba não sendo uma boa opção se você prefere um design clean.



Cozinha compacta NF
Torneira monocomando e cuba retangular

Torneira Misturador


A torneira misturador é capaz de acionar a água quente e fria, mas para isso é necessário que a residência tenha um sistema de água aquecida a gás, aquecedor elétrico, eletricidade ou energia solar, os misturadores podem ser encontrados com duplo ou monocomando.

O modelo com duplo comando conta com dois registros onde é possível acionar ambos ao mesmo tempo, dessa forma, deixando a água na temperatura mais agradável ao consumidor. É importante ressaltar que esse tipo de comando precisa de pelo menos dois furos na cuba ou na parede de instalação.

Agora para uma maior praticidade no dia a dia, o monocomando é o mais recomendado. Ele vem com apenas uma válvula de saída de água, ao movê-la para uma direção a água fica mais quente e se mudar para a outra, fica mais fria.






Torneira Gourmet

Cozinha Haras Los Cardos
Torneira Gourmet Monocomando e cuba retangular

Esse modelo é sinônimo de requinte e modernidade, para quem busca uma melhor experiência culinária, a torneira gourmet é super recomendada. Ela é um modelo mais elaborado pois tem como inspiração as cozinhas industriais, onde é necessário que as torneiras sejam ajustáveis e resistentes, esse modelo tem uma mola que serve para alongar a mangueira acoplada na torneira, o que gera uma maior flexibilidade durante o uso. Além dessa grande vantagem, a maioria dos modelos são monocomandos, apresentam um design clean e algumas acompanham a torneira com filtro.

É o modelo mais especificados em nossos projetos, pois além do design, tem a praticidade do aquecimento da água no monocomando e sua mangueira é extremamente funcional.




Torneira com filtro

Uma opção para cozinhas compactas, é a torneira com filtro. Esse modelo também é encontrado em diversos tamanhos, acabamentos, com duplo ou monocomando e que traz muita praticidade ao consumidor. Seu sistema de filtragem é feito com o carvão ativado, com ele é possível eliminar substâncias indesejáveis na água. Como o filtro fica no corpo da torneira, não são necessárias mais perfurações na bancada.

Essa torneira é muito recomendada pois ela traz a facilidade de ter a água pura a qualquer momento do seu dia sem ocupar um espaço adicional, como um purificador de água. Seu filtro tem a duração de até seis meses de utilização

Torneira Docolvitalis Ozônio

Além de praticidade, esse modelo que foi novidade na Expo Revestir 2017, traz mais saúde ao nosso alimento. Essa torneira além de ter um visual moderno vem com uma alta tecnologia que permite que a água elimine bactérias dos objetos, retire agrotóxicos das frutas e verduras e o odor deixado nas mãos por alguns alimentos. Tudo isso graças a propriedade esterilizadora do ozônio. Ela fornece também a água que utilizamos normalmente, para fazer o ozônio funcionar, basta pressionar o botão Tech Flow. E claro que essa torneira conta com o monocomando, permitindo a mudança de temperatura. Obs: O Ozônio serve somente para a limpeza, não pode ser ingerida ou cozinhas alimentos.

Depois de conhecer as suas diferenças é hora de escolher o design e o acabamento que irá ter harmonia com o resto da cozinha, e quando falamos de acabamentos, as mais procuradas são as torneiras cromadas, aço escovado, preto fosco, e rose gold, lembrando que a de menor custo sempre são as cromadas que em comparação com os outros acabamentos podem ter preços 30% superiores.

Saindo das torneiras vamos para a sua companheira, as cubas, vários fatores podem influenciar na hora da sua escolha, os principais seriam as medidas, acabamento e valores.

Cuba Simples

Esse modelo é muito comum em casas ou apartamentos com cozinhas compactas, ela pode ser embutida ou de sobrepor, encontrada em modelos redondos, quadrados ou retangulares.

Cuba Dupla

Agora para cozinhas maiores que possuem uma bancada grande, essa cuba é muito utilizada. Ela conta com duas partes, o que permite separar as louças de outros itens a serem usados ao mesmo tempo.

Nesse tipo de cuba existe também a que é conhecida por cuba e meia, ela é uma cuba dupla só que uma das partes é bem menor que a outra, funcionando como uma auxiliar, é uma boa opção para quem deseja uma cuba dupla, mas tem um espaço reduzido na bancada.

Cuba Gourmet

Cozinha Haras Los Cardos
Cuba Gourmet e Torneira Gourmet

A cuba gourmet é um modelo muito moderno encontrado no mercado, geralmente ela vem

com o dosador de detergente, filtro e até mesmo com uma torneira, e todos esses itens já embutidos na própria cuba e na maioria das vezes é vendida com kits de acessórios. É muito encontrada no modelo triplo, onde tem duas partes e uma central que pode ser usada como um pequeno escorredor.

Por levarem esse nome, a gente consegue perceber que se trata de uma cuba bem maior que as comuns e até mesmo as duplas, elas costumam ter todas as medidas (A x L x P) mais avantajadas, sendo assim, é necessário que o espaço na bancada seja bem grande.

Cuba Farm Sink

A farmhouse sink ou só farm sink, em tradução livre “pia de fazenda”, tem origem nas casas de campo europeias. Ela é apenas de semi-encaixe, que tem como característica o avanço da parte frontal em relação a linha da bancada, deixando um visual bem expressivo.

Apesar da sua origem, essa cuba é utilizada em todos os tipos de decor, como as cozinhas escandinavas, minimalistas, industriais, provençais etc. Ela conta com medidas bem generosas pois as originais do século XVII eram utilizadas para lavatório de utensílios, roupas e banho das crianças, então era necessário que fosse fácil de higienizar, o que explica o seu formato com borda e cantos arredondados. O seu preço é elevado, mas com um bom planejamento é possível colocar essa cuba maravilhosa na sua cozinha.

Ressaltando que todas essas cubas têm também muitas opções de modelos, marcas e acabamentos. Então para que você tenha uma reforma de sucesso, sempre contrate um profissional de interiores para a melhor escolha das suas louças e metais, para que todos esses itens tenham harmonia com o resto do projeto.

Atenção: Ao pensar na composição da sua cozinha precisamos levar em consideração as escolhas de todos estes itens, pois a passagem elétrica, hidráulica e furação das bancadas precisam ser planejada com antecedência.



74 visualizações8 comentários

Posts recentes

Ver tudo