Você sabe como tornar sua cozinha mais funcional? Parte 01

Bem-vindos a mais um post do #reformasdesucesso!


Hoje iremos falar sobre os principais eletrodomésticos, ou como a gente costuma falar, os eletros.


Atualmente no mercado existem diversas marcas e modelos de fogão, geladeira, lava louças, micro-ondas e forno elétrico, acompanha aqui para saber suas diferenças e vantagens para incluir cada um deles na sua próxima reforma.


Quando pensamos na reforma da cozinha, um dos primeiros eletros que vem à mente é o fogão. Então vem aquele questionamento, qual opção escolher, cooktop com forno elétrico, fogão de piso ou de embutir? qual é o melhor, qual tem mais vantagens? É importante ressaltar que um não é melhor que o outro, você apenas deve pensar qual irá melhor atender a sua necessidade, qual deles tem as funções que fará sentido na sua rotina.

Cooktop com forno elétrico

Os cooktops, também conhecidos como fogões de mesa, são uma ótima opção para quem busca modernidade e praticidade, com modelos a gás, elétrico ou por indução, essa última opção é recomendável para quem precisa que os alimentos fiquem prontos rapidamente, pois os cooktops de indução atingem altas temperaturas em pouco tempo.

O que difere o cooktop dos demais, é a ausência do forno, por isso é importante o planejamento de acordo com as suas necessidades e como você deseja organizar sua cozinha. Com a ausência desse forno, você tem a opção de comprar um forno elétrico ou a gás e colocá-lo na torre quente ou em outra local, não sendo necessário deixá-lo perto do fogão, sendo assim, existe a liberdade de ter seu forno em pontos mais altos da cozinha e fazendo com que você não precise ficar abaixando toda vez que for assar algum alimento.


Em nossos projetos os clientes geralmente optam pelo cooktop com forno elétrico, pois tem um aspecto minimalista, deixando o destaque no design do móvel.


Fogão de piso

O fogão de piso é o modelo mais comum e tradicional no mercado, e diferente do cooktop, ele já vem com seu forno embutido, sendo um eletro 2 em 1. Seu funcionamento é a gás, não sendo necessário contratar instalação de um profissional, basta seguir as normas de segurança. São práticos na hora da limpeza e geralmente podem ser trocados de lugar, não recomendado para cozinhas compactas como apartamentos, quanto mais bocas o fogão de piso tiver, mais ele irá ocupar espaço.


Fogão de embutir

O fogão de embutir tem a aparência semelhante ao de piso, porém, conta com um visual mais moderno e sofisticado como o dos cooktops. Esse modelo de fogão é feito para ser “encaixado” em uma bancada, diferente do fogão de piso. Pelo fato de não ser um eletro solto auxilia na limpeza, pois não é preciso ficar arrastando-o de um lado para o outro.

Esse eletro é um item indispensável na cozinha, a geladeira. A sua compra deve ser muito bem planejada pois é necessário saber o espaço para comportá-la, quantos litros serão o suficiente e qual o acabamento que fará composição com o resto da cozinha, no mercado são encontrados diversos modelos como a de uma só porta, a duplex, side by side e embutir.


Uma só porta uma porta, ela vem com um freezer embutido e seu espaço interno é mais reduzido, indicado para casas com cozinhas com espaços bem reduzidos e casas com até dois moradores, pois a quantidade de litros dela não comporta grande quantidade de alimentos .


Duplex

A duplex é aquela de duas portas, onde uma porta é o freezer e a outra o refrigerador, que geralmente são as mais escolhidas por ter várias opções de litros, que atendem diversos tipos de família/espaço e com opção inverse que tem o formato invertido, o refrigerador fica na parte de cima e o freezer na debaixo.

Side by Side

A Side by side que significa “lado a lado” tem duas portas dispostas que ficam uma ao lado da outra. Esse modelo possui um espaço interno muito amplo e é recomendado para famílias grandes e cozinhas com um bom espaço pois esse modelo é bem robusto.

A geladeira French Door, ela tem o mesmo aspecto da Side by side mas traz a característica da Inverse, sendo assim, esse modelo tem o freezer na parte debaixo e o refrigerador na parte de cima.

De embutir

Por fim, temos as geladeiras de embutir, ainda não são tão comuns por conta do seu custo que é bem alto, ela é uma geladeira normal, porém fica embutida dentro de armários ficando ocultas. É uma ótima opção para pessoas minimalistas ou para quem não gosta de visualizar eletrodomésticos robustos na cozinha.


Agora vamos falar desse item que é muito prático e economiza muito o nosso tempo, a lava louças. Esse eletro ainda sofre um “preconceito” pois muitas pessoas acreditam que não vale a pena o investimento e ainda não é tão comum nas casas brasileiras, como tudo que é novidade, as desconfianças são inevitáveis.

Para nós é um item essencial e que sempre especificamos em nossos projetos e depois super querido pelos nossos clientes, pois seu uso é muito prático, e a louça já sai praticamente seca, sendo assim, você só precisa retirar da máquina e guardar.

Sabe quando você está naquela pressa e precisa esquentar seu almoço em 1 minuto? É ele quem te ajuda, o micro-ondas, eletro queridinho das pessoas práticas que exigem agilidade. Atualmente temos dois tipos de micro-ondas, o de embutir e de bancada. Micro-ondas de bancada

O mais comum de se utilizar, devido ao seu custo beneficio com as inúmeras opções de tamanhos, ele se encaixa em nichos ou bancadas sem precisar de um fechamento ou passagem especifica de ar. Quanto ao seu design, ele pode ser de inox, aço escovado ou branco, na hora de escolher o micro não pensamos apenas no design, pois além da estética é importante levar em conta sua capacidade, potência e seu consumo.

Micro-ondas de embutir

Especificado para a torre de eletros, geralmente instalado junto com o forno de embutir, tem um design elegante e sofisticado, onde fica embutido na marcenaria. Este tipo de micro-ondas costumam ser os modelos topo de linha das marcas. Isso significa novas tecnologias e materiais mais modernos.

Atenção: Ao pensar na composição da sua cozinha precisamos levar em consideração as escolhas de todos estes itens, pois a passagem elétrica precisa ser planejada com antecedência.













Posts recentes

Ver tudo