top of page

Iluminação e decoração

Atualizado: 22 de mai. de 2021

Para uma reforma de sucesso o projeto é a diferença, e um dos pontos principais de para um projeto bem sucedido é a Iluminação, sendo natural ou artificial, é ela que causa efeitos e sensações para o espaço;

Como conciliar iluminação e decoração?


Quando se pensa na decoração e na atmosfera que se quer trazer a certo ambiente, a iluminação é algo essencial para garantir aconchego. Uma iluminação quando bem projetada e bem distribuída, valoriza os espaços da sua casa e comércio, além de trazer mais conforto para os ambientes. Por isso, o planejamento de iluminação deve andar junto com os planos para a decoração,


A luz possui a função de modelar, ampliar, reduzir e esconder espaços, podendo influenciar, ainda, no conforto visual e térmico do ambiente. As escolhas das lâmpadas e da potência da luz influenciam diretamente na sensação que determinado ambiente transmite, fazendo com que as pessoas se sintam à vontade ou sintam repulsa, ficando pouco tempo naquele espaço.


Como garantir esta conciliação de iluminação e decoração?


Inicialmente precisamos entender o efeito que cada luz tem em cada ambiente, abaixo trago 3 casos diferentes de iluminação em projetos distintos, porém bem simples. No primeiro caso é a área de almoço/jantar de um restaurante, onde utilizamos uma iluminação mais amarelada, para causar o efeito de um ambiente acolhedor e aconchegante. No segundo caso é um apartamento compacto onde sala é integrado a cozinha. Para áreas intimas como salas, quartos, halls, varandas, banheiros as luzes amarelas ou branco morno são as ideais, pois como no restaurante traz a sensação de um ambiente íntimo, porém nestes casos, também ajudam a desacelerar da rotina.

Já nos espaços de trabalho como a cozinha, a área de leitura como na última foto, e até mesmo escritórios, utilizamos as lâmpadas brancas, pois proporcionam uma situação de atenção e ajudam na concentração.



Após entender a sensação e função de cada luz, precisamos entender como criar as cenas de iluminação apropriada no espaço, com iluminação direta e/ou indireta . A iluminação direta é uma luz focada a um local especifico, onde seu ângulo de iluminação é mais fechado, utilizada para destacar um objeto, uma parede com detalhe diferente, ou até mesmo para uma iluminação geral não tão centralizada. Para este tipo de efeito na cena utilizamos spots e arandelas para obtermos.

A Iluminação indireta serve para criarmos um ambiente mais intimo,como para assistir um filme, um jantar romântico ou uma área de descanso e relaxamento, este tipo de iluminação, podemos obter a iluminação indireta com iluminação embutida no forro, sanca com forro de drywall, iluminação no piso nos mobiliários e até mesmo abajures.


Agora sim podemos definir o modelo da luminária que vamos utilizar, que opções existem centenas de modelos, um mais lindo que o outro e para todos os estilos de decor.


Lembrando que ao pensar na iluminação da casa ou comércio, é necessária uma avaliação completa de cada ambiente, afinal, tanto o excesso quanto a falta de luz causam incômodo e desconforto, não é mesmo? Nesse sentido, elaborar um projeto luminotécnica é fundamental.


Mas afinal, o que é um projeto luminotécnico?

Um projeto luminotécnico é elaborado a partir da análise da função dos ambientes, da quantidade de luz necessária para os espaços e do cálculo do nível de iluminação para um conforto visual eficiente.

O conhecimento técnico de um profissional é necessário para analisar alguns pontos, como:

Medida do pé direito do ambiente;

Cores das paredes e do piso;

Mobiliários;

Função do ambiente;

Potência das lâmpadas;


Após esta analise determinamos do ambiente determinamos a quantidade de luz que precisamos acrescentar no ambiente.


Ahhh, uma dica bem bacana é definir antecipadamente a localização de quadros e obras de arte na sala de estar é uma prática recomendada, pois auxilia o profissional na distribuição de iluminações diretas que realcem a beleza dessas peças, fazendo com que esses objetos se destaquem no cômodo.












57 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page